segunda-feira, 2 de março de 2009

Bloggers IX

Mais um blogger se deu a conhecer, é o Francisco Aragonez e é o representante do novato e surpreendente Mesa Redonda.

Qual o Clube do teu coração?
F- O Sport Lisboa e Benfica. Foi por este clube que me apoixonei logo em criança e sofro ao longo destes anos.

Como começou a tua vida na blogosfera?
F- Aos fins-de-semana, um conjunto de amigos, onde me incluo, junta-se no café da nossa vila para falarmos de futebol, entre outras coisas. Cada um defende o seu clube, claro está. E foi numa dessas conversas, que decidimos criar um blog, onde cada um de nós iria expor as suas ideias, os seus ideais, defender o seu clube e, permitir que outras pessoas comentassem os nossos textos e assim, entrassem assim no debate.

Porquê amesaredonda.blogspot.com?
F- Porque a mesa onde nos costumamos reunir (no café) é redonda. Apenas por isso.

Quem convidarias de imediato para escrever no teu blog ?
F- Alguém que visse o futebol como algo simples e complexo ao mesmo tempo. Parece um dos antagonismos sem sentido, que normalmente costumamos usar, mas não é.Fala-se pouco de futebol, muito mais de clubes e por isso gostaria de ver alguém a escrever no meu blog que visse o futebol na sua essência, na sua inocência (se é que ainda existe no futebol) e de uma maneira simples e prática.Por outro lado, que gostasse também de ir ao pormenor, tentar decifrar ou perceber o porquê de determinados comportamentos e estratégias de jogo.Resumindo, era juntar a beleza do jogo com o metodologismo do mesmo.Mourinho e Quique Flores (pela sua inteligência e metodologia) e Paulo Bento (pela dedicação ao seu trabalho e clube).

E porque é que os internautas devem ir ao teu blog?
F - Penso que poderíamos falar mais de futebol, nas tácticas, nos aspectos técnicos, na maneira como se pensa e se joga em Portugal.Ainda assim, fazemos uma abordagem bastante completa do nosso futebol e também do futebol internacional, nunca esquecendo os clubes mais pequenos.Existe no nosso blog, ideias divergentes e diversas, permitindo aos internautas opinarem sobre diversos assuntos e vários pontos de vista.Por fim e talvez a razão fundamental para que visitem o nosso blog, é que todos os bloguers deste blog (sócios e simpatizantes do S.L.Benfica, S.C.Portugal e F.C.Porto) defendem os seus clubes com muita paixão, com muito fervor, dando uma imagem do adepto fiel, mesmo quando o clube está em baixo. Ainda assim, tentamos sempre dar algama "razão à opinião do coração.

Qual o teu blog preferido?
F- Sinceramente, vejo muito poucos blogs.

Quem és tu afinal?
F- Sou um jovem que gosta do desporto em geral e do futebol em particular. Sou licenciado em Educação Física, profissão que gosto imenso de exercer.Gosto de falar de futebol, desde a análise da arbitragem do jogo, dos jogadores e treinadores, até ao "estudar" do jogo, tentando perceber o conjunto de relações, comportamentos e atitudes existentes em cada lance, em cada jogador e em cada jogo.Em relação ao futebol, gosto imenso de ensinar jovens, de tentar que melhorem a cada exercício e levá-los a adquirir a paixão pelo desporto e pelo o futebol em particular.

Tens ídolo?
F- Rui Costa (entre outros). Mas Rui Costa marcou-me numa altura da minha vida (criança), onde afirmou ter ido para a Fiorentina em detrimento do Barcelona, porque os italianos pagavam mais e o Benfica precisava de dinheiro.Acredito que tenha sido verdade e a sua honestidade aliado ao seu benfiquismo, marcou-me imenso e fez-me ter muito orgulho em ser benfiquista.

Que livro tens na mesa de cabeceira?
F- As palavras que nunca te direi .

Filme preferido?
F- Imensos. Paixão de Cristo, A Million Dollar Baby, Breavehart, entre outros.

Como ocupas a vida quando não estás a trabalhar no blog?
F- Aproveito as manhãs para trabalhar na minha tese de mestrado. À tarde dou aulas de Actividade Física e Desportiva a crianças do 1º Ciclo. Além disto, sou também treinador de futsal de uma equipa sénior, o que me ocupa também algum tempo. Ainda assim, tenho algum tempo para lazer e escrever no blog.

Qual o teu maior prazer na vida?
F- Tenho muitos. Mas o facto de ter muitos e bons amigos e ser do Benfica, são prazeres que gosto sempre de mencionar.Aliás, o maior prazer da minha vida será levar, um dia, um filho meu (quando o tiver, claro está) ao estádio da Luz, num derbi e, com o estádio replecto de benfiquistas, para que ele possa sentir o orgulho que eu tenho no meu clube.

Já fizeste algo que depois te tenhas vindo a arrepender?
F- Claro, imensas vezes. Os erros podem ser dolorosos, mas são a única maneira de sabermos quem realmente somos.

Qual a coisa mais louca que já fizeste?
F- Ter escolhido a profissão de professor.

E o CNB, que pensas desta prova?
F- Penso que é bastante interessante, é sem sombra de dúvidas uma boa iniciativa.

O que alterarias no CNB?
F- Talvez a pontuação. Poderia ser por pontos (equipa). Contar só os golos de cada equipa, parece-me pouco.

Como tencionas gastar o prémio no caso de seres campeão este ano?
F- Não sei. Mas um jantar "à grande" está garantido (para todos os representantes do blog).

Queres deixar alguma mensagem aos outros jogadores?
F- Espero que lutem pelo segundo lugar, porque o primeiro é nosso. Agora a sério: espero que vença o melhor.Boa sorte a todos.

Obrigado Francisco e boa sorte.